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5º Webinário tem 1ª aula e reúne 300 participantes em formação com temática ambiental

Seta
27/07/2023
Por Comunicação

É possível promover uma Educação Ambiental Sustentável em uma sociedade insustentável?

Quais os caminhos para atenuar os impactos da ação do ser humano na natureza?

Essas reflexões conduziram a primeira aula do 5º Webinário do SINDIUPES com o tema Meio Ambiente e Educação do Campo: Mudanças Climáticas, Agroecologia e Recursos Hídricos, realizado nessa quarta-feira (26), das 19h às 21h, por meio da Plataforma Digital do Sindicato.

Com a organização da Secretaria de Meio Ambiente e Educação no Campo do SINDIUPES, na abertura do evento, os/as titulares da pasta, Rute Costa e Rogério Cipriano, destacaram a importância desse debate para a formação continuada de profissionais da educação filiados/as ao SINDIUPES e para a construção de uma educação pública preocupada com a preservação do planeta e com uma relação mais equilibrada da sociedade com o meio ambiente.

Exposições

Nessa primeira etapa do Webinário, o evento contou com exposições de três professores/as especialistas e com larga atuação na área de Educação e Meio Ambiente.

Educação ambiental e uso de tecnologias nas escolas públicas foi o tema apresentado pelo professor Ms. Fledson Silva Faria, que atua em escolas das Redes Estadual e Municipal de Cariacica.

Fledson compartilhou um trabalho de pesquisa realizado com alunos a partir do uso de tecnologias, como drones e smartphones, abordando a ecologia, o racismo ambiental e a educação ambiental na perspectiva do conceito do Bem Viver, do líder indígena e escritor brasileiro Ailton Krenak, e com referência à educação como prática de liberdade do pensador Paulo Freire.

“A Educação Ambiental deve estar comprometida com a ampliação da cidadania, da liberdade, da dignidade e da autonomia na busca de soluções para o bem comum. O projeto que desenvolvemos resultou na produção de um curta metragem em que o aluno se reconhece como parte da natureza, usa as tecnologias para ter novos olhares sobre o ecossistema em que vive e, a partir das relações sociais com a comunidade, contribui para a construção de uma Educação Ambiental sustentável”.


Coordenadora do Programa de Mestrado do IFES de Vila Velha, a professora doutora Maria das Graças Ferreira Lobino apresentou relatos a partir da linha do tempo do seu trabalho e de pesquisas na Rede Municipal de Vitória, desde 1990, buscando alternativas para o ensino de Ciências e para a formação inicial docente.

Discorrendo sobre o tema Educação ambiental e os desafios das mudanças climáticas, Lobino destacou experiências exitosas, entre elas a construção da Horta Educativa, em 2014, na região de São Pedro, o projeto de Formação com as Comunidades, aos sábados, na Escola de Ensino Fundamental Vercenílio Pascoal, em Joana D`Arc, de 2018 a 2020, e a implantação do Laboratório Vivo na Fábrica de Ideias do Ifes, em Jardim da Penha, demarcando uma Educação sustentável integrada com o século 21.

“Estamos vivendo uma crise civilizacional com a negação da natureza. É uma luta histórica e o nosso principal desafio é abraçar a Educação Ambiental como base estruturante do ensino para transformá-la em política pública. Nesse caminho, a Gestão Democrática é fundamental, portanto inegociável, e deve ser implementada de forma efetiva nas escolas para ajudar a construir uma educação participativa nas comunidades.”

Na exposição sobre Mudanças climáticas e seus impactos nos recursos hídricos, o professor Alberto Flávio Pêgo e Silva, mestre em História, que atua em uma Escola de Campo no município de Sooretama, norte do Estado, destacou que a situação atual do planeta é crítica tanto em razão dos fenômenos comuns que ocorrem na terra quanto pela contribuição humana negativa, levando a problemas ambientais, além dos processos cíclicos de alteração de temperatura.

“Existe uma relação eterna de reciprocidade entre o clima e a água, um influencia o outro. Porém, ainda vivemos sob uma mentalidade colonial, extrativista, na qual a água, a terra e as florestas são vistas, exclusivamente, como recursos, para servirem à sociedade, o que precisa ser contido. Mesmo diante das limitações políticas das nações e da atuação de grandes forças econômicas, precisamos resgatar a unidade do ser humano com a natureza, com seus símbolos, e ter o  compromisso ético para garantir a vida de forma sustentável.”

Participação

O 5º Webinário reuniu cerca de 300 trabalhadores/as em educação de todas as regiões do Estado, demonstrando a importância desse debate e o interesse da categoria pela temática ambiental.

O encontro foi transmitido pela plataforma Zoom e participaram profissionais em Educação filiados/as, que foram cadastrados/as previamente na Plataforma Digital, obedecendo o prazo mínimo de 7 dias de antecedência ao evento.

A programação da segunda etapa inclui outras atividades, como debates, oficinas e análises de textos, abrangendo um total de 60 horas, que também serão desenvolvidas por meio da Plataforma Digital do SINDIUPES.

O Webinário terá uma segunda aula será sobre Agroecologia, no dia 02 de agosto, no mesmo horário – das 19h às 21h.

O participante, além de assistir remotamente às apresentações e discussões, terá tarefas complementares e responderá, ao final, a um questionário para então ter direito ao certificado de 60 horas.

Categoria(s): Geral

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