23 de março – Dia Nacional do Piso Salarial do Magistério

23/03/2024

PISO É UM DIREITO CONQUISTADO!
É GARANTIDO POR LEI!

Neste 23 de março celebra-se o Dia Nacional do Piso Salarial do Magistério.

A data foi criada como referência ao dia em que foi apresentado o projeto de lei que se transformou na Lei do Piso do Magistério (Lei 11.738/08).

O Piso Nacional é um dos principais instrumentos de valorização para os/as trabalhadores/as, e isso reflete diretamente na qualidade da educação.

E uma das principais lutas do SINDIUPES é pela valorização de todos/as os/as profissionais que atuam dentro da escola pública, do/a funcionário/a ao/à professor/a, com a efetiva implementação da Lei do Piso-11.738, pois somente assim é possível garantir um salário digno para todos os profissionais da educação, além de um plano de carreira respaldado por uma lei nacional de diretrizes e condições dignas de estudo.

Novo valor
A Lei determina que o Piso Salarial seja atualizado, anualmente, no mês de janeiro. O novo valor do Piso Salarial do Magistério para 2024 é de R$ 4.580,57 sendo referente ao vencimento inicial das carreiras dos/as professores/as da Educação Básica com jornada de 40 horas semanais. O reajuste de 3,62% foi publicado pelo Ministério da Educação-MEC em 31/01.

Apesar de ser previsto em lei, aqui no Espírito Santo, nem o governo estadual nem a maioria das prefeituras paga o Piso, conforme determina a lei.

Por isso, temos que travar uma batalha permanente e cobrar de prefeitos e governador do Estado o pagamento do Piso na Carreira, respeitando os níveis e as referências, com o reajuste anual também estendido aos/às funcionários/as de escolas

Junte-se a nós e marque os/as governantes que ainda não pagam o Piso Salarial.

Nossa luta é por valorização profissional.

Vamos cobrar o cumprimento da lei.

Categoria(s): Geral