15 de Outubro – Comemorar e Lutar, sempre!

14/10/2019

Neste Dia 15 de Outubro, o SINDIUPES celebra essa importante data e parabeniza a todos/todas professores/as – da ativa e aposentados/as – pela sua dedicação e responsabilidade na formação de cidadãos críticos e, que mesmo sofrendo golpes no exercício da profissão e em sua vida, estão sempre presentes na luta para a construção de uma sociedade justa e com igualdade para todos.

Há motivos para comemoração? Sim, há muitos. Comemorar pela persistência desses/dessas milhões de profissionais que, diariamente, na cidade e no campo, enfrentam as condições mais adversas em nosso país para exercer a sua missão de educar, convivendo com baixos salários, precárias condições de trabalho, jornada excessiva e violência.

É preciso comemorar, sim! Pela coragem dos/as professores/as que ousaram se organizar por meio  de sindicatos em defesa de seus direitos e por uma Escola Pública, Democrática, de Qualidade, Gratuita, Socialmente Referenciada e Plural.

Conquistas
Quer mais um motivo para comemoração? Foi, justamente, através dessa organização dos/as trabalhadores/as em educação –  representados/as pelo SINDIUPES e CNTE-, que a categoria travou lutas históricas, tornou-se forte e representativa, encaminhando diretamente suas reivindicações e propostas aos órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário.

Como resultado dessa mobilização permanente, importantes conquistas foram alcançadas pelos professores/as nas últimas décadas, tendo como base as lutas gerais pela valorização, profissionalização, carreira, garantias dos direitos sociais e ampliação dos espaços de cidadania.

Entre essas conquistas, destaca-se a Lei do Piso Salarial Profissional Nacional-PSPN (Lei 11.738), em 2008, que assegura ao magistério o direito à hora atividade e ao reajuste salarial anual, embora ainda seja desrespeitada em muitos municípios.

Resistência
Apesar da importância que representam para a construção e desenvolvimento do país, os/as professores/as vêm sendo alvos de sucessivos ataques de governos, parlamentares e setores conservadores da sociedade.

O atual cenário é desolador com retirada de direitos, redução de investimentos, desqualificação do trabalho e da imagem do/a professor e destruição da escola pública, abrindo caminho para ameaças, perseguições, privatização da educação e o fim do direito à Educação.

Outro grande debate é sobre o risco de extinção do Fundeb, importante instrumento de financiamento da Educação Básica cujo prazo se encerra em dezembro de 2020. A categoria defende um fundo permanente e com mais recursos como prevê a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 15/15, em tramitação no Congresso Nacional.

Porém, mesmo com todas as adversidades, professores/as e sindicato seguem firmes, mantendo-se de pé, fazendo a resistência e a luta pelos seus direitos, pela valorização, por ensino de qualidade, respeito à diversidade, liberdade de aprender e ensinar, buscando transformar esse grande país por meio da educação.

É uma postura digna de aplausos!

A Diretoria Colegiada do SINDIUPES parabeniza o/a Professor/a que enfrenta com muita coragem grandes desafios, especialmente neste momento de ataques e desmonte da Educação Pública.