Rua Gama Rosa    216    Centro    Vitória-ES
27 3421-2400

Em Vila Velha, SINDIUPES fortalece luta em defesa de direitos e conquistas para a categoria

08/04/2019
Por Comunicação Sindiupes

Na atual conjuntura política, os movimentos sociais estão enfrentando grandes desafios para manter as lutas em defesa de direitos, em especial o movimento sindical.

Apesar das dificuldades, os integrantes da Direção Colegiada do SINDIUPES que atuam no município de Vila Velha estão se empenhando para manter um canal de negociação com a Administração Municipal, buscando preservar direitos e ampliar as conquistas para a categoria.

Nesse sentido, vale ressaltar que já foram realizadas 18 reuniões da Comissão Permanente de Negociação, com representantes da Prefeitura e do SINDIUPES.

Em todas as ocasiões, o Sindicato cobra o cumprimento da Carta Compromisso com a Educação, documento aprovado pelos/as trabalhadores/as (magistério e funcionários de escolas) da rede municipal de Vila Velha e apresentado a todos candidatos a prefeitos em 2016, sendo assinado pelo prefeito Max Filho, enquanto candidato, em 21/09/2016.

Mesmo com algumas conquistas, os/as dirigentes sindicais entendem que é preciso avançar muito para garantir as condições necessárias à prática do trabalho decente no âmbito da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade.

Dessa forma, além das demandas colocadas, a Direção Colegiada está fazendo acompanhamento das necessidades da categoria e ampliando a Pauta de Reivindicações.

No que se refere a Carta Compromisso, os destaques são:

• Gestão Democrática – a Comissão Eleitoral já está organizando a segunda eleição para dirigentes das unidades escolares;

CID (Código Internacional de Doenças) – um número expressivo de trabalhadores/as entregaram e as secretarias das unidades escolares receberam atestados médicos sem o CID. Após um longo período foi processado o desconto do dia. Isso gerou um grande desconforto e indignação por parte dos/as trabalhadores/as em educação que foram prejudicados. Após várias reuniões da Comissão de Negociação junto à Administração Municipal foi deliberado o ajuste dos dias que sofreram cortes e o acerto junto à ficha funcional;

• 13º Salário – foi apresentado um projeto por parte do prefeito municipal promovendo mudanças na forma de pagamento do 13º. Em seguida, o SINDIUPES convocou e esteve presente em dois atos públicos no mês de dezembro de 2018. Também participou de várias reuniões com a Câmara de Vereadores e representantes do Administração Municipal.

• Reajuste Salarial – em observância o artigo 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, a data base para reajuste do Magistério é 1º de janeiro. No entanto, a Administração se baseia em uma Lei Municipal onde considera como data base o mês de março. Mas o SINDIUPES atua de forma intensa para conseguir o reajuste sempre no mês de janeiro e com percentual igual ou maior do que o definido pela Lei do Piso.
Na última audiência, dia 04 de abril. a Administração Municipal apresentou os cálculos e o SINDIUPES, por sua vez, fez a contraproposta com todos os dirigentes presentes cobrando o reajuste salarial. Uma nova rodada de negociação foi agendada para 22 de abril, quando o governo municipal apresentará novos estudos. A expectativa da Direção Colegiada do SINDIUPES é que nessa reunião será apresentada uma proposta de reajuste salarial.

Alfabetização e Formação Continuada
No dia 05/04, aconteceu uma reunião com a coordenadora do setor do Programa Municipal da Alfabetização na Idade Certa (PMAIC), Suzilea Silva de Souza e Marise da Penha Pedrosa Soares, coordenadora do Setor Pedagógico do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Na oportunidade, foram tratados de assuntos relacionados às demandas dos/as professores/as com relação à participação no PMAIC e na formação continuada para as séries iniciais.

O SINDIUPES reivindicou a organização de um calendário anual de formação para séries iniciais e a oferta da formação para o PMAIC nos horários diurnos.

Em relação aos/às Funcionários/as de Escola, o SINDIUPES cobrou a data da reunião, conforme deliberado no dia 11 de dezembro de 2018 para tratar dos assuntos referentes às reivindicações dos servidores/as administrativos da Educação.

Sendo assim, ficou agendada para o dia 05 de maio uma nova reunião com a Comissão de Negociação para tratar deste tema no dia 05 de maio de 2019.

**Diretores/as liberados pela Rede Municipal de Vila Velha para o SINDIUPES
:
Lucas da Silva Melo, Mirna Danuza Gomes da Fonseca e Rogério Cipriano Moreira.
Também acompanham a Rede: Ildebrando José Paranhos, Carlos A. Braga G. Duarte, Fernanda E. J. Bermudes, João Paulo de Faria Cardozo, Dhiego Mattos Costa, Alexandra Adir J. B. de Souza, Jerusa Maria Gujanwski e Josias Augusto de Souza.

Categoria(s): Vila Velha

Ultimas Notícias